segunda-feira, 13 de maio de 2013

NAZARETH ILUMINADO EM PORTO ALEGRE


          


O Circuito BNDES Musica Brasilis, projeto de circulação que tem como objetivo o resgate e a difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos,chega à sua quarta edição festejando os 150 anos do nascimento do compositor Ernesto Nazareth (1863-1934) com cinco únicos espetáculos cênico-musicais nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus.Participam dos espetáculos a cravista Rosana Lanzelotte, idealizadora do projeto, Luis Leite (violão), Caito Marcondes (percussão),Tony Botelho (contrabaixo), Clara Sverner (piano), Banda Anacleto de Medeiros, liderada pelo trompista Antonio Augusto, e Orquestra de Câmara do Amazonas, regida por Marcelo de Jesus.

Em Porto Alegre,teremos a presença de Rosana Lanzelotte (cravo), Luis Leite (violão), Caito Marcondes (percussão),Tony Botelho (baixo), narrador e Muti Randolph (projeções).

A estréia para imprensa, convidados e público ocorre no dia 22 de maio, às 20 horas no Espaço Tom Jobim, estando previstas ainda mais duas apresentações no Rio de Janeiro, uma no Teatro Amazonas(Manaus) e em Porto Alegre, no dia 28 de maio, terça-feira, às 20 horas, no Theatro São Pedro.

Ampliando o alcance dos espetáculos, Rosana Lanzelotte (www.lanzelotte.com) convidou o renomado video artista Muti Randolph (http://www.mutirandolph.com) a criar especialmente para esta série uma projeção de animações sincronizadas com a música, trazendo um impacto visual que,pelo aspecto multimidia, atrai novas platéias. Cenógrafo, engenheiro de iluminação, designer gráfico e arquiteto, Randolph é referência em design de interiores e arquitetura, já tendo apresentado seu trabalho no famoso festival de música Coachella / USA, ou assinando projetos como os do clube paulistano The Edgee do Club 69, no Rio, cujas projeções videográficas são animadas de acordo com o som que sai das pick-ups. É um dos poucos brasileiros a fazer parte do seleto grupo do The Creators Project, evento internacional que mistura a tecnologia a diversas formas de manifestação artística.

Os repertórios musicais serão permeados portextos biográficos escritos especialmente para os espetáculos pela escritora e roteirista Beth Ritto, além de textos de época de Machado de Assis e Catulo da Paixão Cearense, músico-poeta de quem também se comemora 150 anos do nascimento. Os textos, alguns deles em primeira pessoa, serão apresentados por um ator convidado (a definir). Os textos de Maria Carmen resumem a vida singular de Nazareth, seus encontros musicais,suas alegrias e agruras.

A série procura mostrar as múltiplas facetas da obra de um gênio. No primeiro programa, a vida de Nazareth é ilustrada por pecas de diversos períodos, desde as mais solares como Atrevidinha, até as sombrias Encantador e Cubanos, testemunhas de sua velhice marcada pela penúria e pela doença. A Banda Anacleto de Medeiros apresenta os ineditos arranjos para sopros feitos pelo próprio Nazareth, editados especialmente para esta série. Clara Sverner faz dialogar a obra do compositor com a de seus contemporâneos e com Chopin, tão admirado pelo músico brasileiro. A Orquestra de Câmara do Amazonas ressuscita as transcrições feitas por Luciano Gallet, contemporâneo

Em Porto Alegre,teremos a presença de Rosana Lanzelotte (cravo), Luis Leite (violão), Caito Marcondes (percussão),Tony Botelho (baixo), narrador e Muti Randolph (projeções).





LANÇAMENTO DO NOVO PORTAL MUSICA BRASILIS (www.musicabrasilis.org.br)

Faz parte desta edição do Circuito o lançamento da nova versão do portal Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br)- voltado para o resgate e difusão de partituras de compositores brasileiros de todos os tempos e gêneros - com novos conteúdos sobre compositores e instrumentos, uma linha do tempo interativa e jogos sobre os repertórios de Nazareth. Serão ainda resgatados e disponibilizados arranjos inéditos de obras de Nazareth para conjuntos de sopros.

Toda a obra de Nazareth para teclados está acessível pela web desde 2009 através do site www.ernestonazareth.com.br,por iniciativa de Rosana Lanzelotte. Na ocasião, Rosana, Caito Marcondes e Luis Leite gravaram o CD “Nazareth” para o selo Biscoito Fino, com inéditas do compositor. A partir do resgate da obra de Nazareth,a cravista criou o portal Musica Brasilis. Com mais de 1.000 obras brasileiras e 2.000 acessos mensais, o site tornou-se uma referência.

Tesouros da música brasileira vão sendo esquecidos por estarem inacessíveis aos músicos e, portanto, às plateias. Os manuscritos, guardados em bibliotecas, são de difícil acesso e muitas edições não tem partes separadas para os instrumentos, o que inviabiliza a realização das obras. As óperas de Carlos Gomes,por exemplo, não tem edições feitas no Brasil e, de Villa-Lobos, só se tem 50% da obra editada. Para resgatar esses repertórios, Lanzelotte idealizou o portal e o  Circuito BNDES Musica Brasilis, cujo objetivo é o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos.

MUSICA BRASILIS OFERECE CURSOS GRATUITOS PARA MÚSICO-EDUCADORS NAS “NAVES DO CONHECIMENTO” E ESCOLAS DE MÚSICA NO RIO DE JANEIRO: RECURSOS WEB PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL

A partir de 2012, o ensino de música passou aser obrigatório nas escolas fundamentais e médias. Para apoiar osmúsico-educadores, o Instituto Musica Brasilis disponibiliza em seu portal recursos educacionais baseados em repertórios brasileiros de todos os tempos. Como parte do IV Circuito BNDES Musica Brasilis serão organizados dez mini-cursos em Naves do Conhecimento e escolas de música para apresentar os recursos do portala músico-educadores.




FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Geral: Rosana Lanzelotte
Projeções: Muti Randolph eStephen Malinowski
Texto e roteiro: Beth Ritto
ProgramaçãoVisual e concepção do site Musica Brasilis: 6D
Supervisão musicológica do siteManoel Correa do Lago
Coordenação técnica do site: Rodrigo deSantis
Programação do site: Carlos Henrique Cavalcanti
Produção Executiva e Administrativa: Carlos Belém
Assistência de Produção: Iza Gilz e Gláucia Sundin
Assistência de Direção: Leila Diuana
Patrocínio:BNDES
Realização: Musica Brasilis
Assessoriade Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

ERNESTO NAZARETH




Há 150 anos nascia Ernesto Nazareth, para se tornar "a verdadeira expressão da alma brasileira",segundo Villa-Lobos. O talento para a música sobreviveu à morte da mãe e primeira professora de piano e, já aos 14 anos, ‘Ernestinho’ escreve sua primeira obra, Você bem sabe. Trata-se de uma polca-lundu, misturada polca, dança europeia popularíssima na corte, e do ritmo de origem africana.Seguiram-se mais de 200 peças, quase todas cunhadas pela brasilidade que a mescla das raças produz. Em algumas, Ernesto quis ser europeu, como no Improviso de Concerto, mas a sua marca registrada é o tango brasileiro, sincopado como o choro.
Ernesto Nazareth deixou 88 tangos, 41 valsas, 28 polcas e mais hinos, sambas, marchas, quadrilhas, entre outros gêneros, perfazendo um total de 211 peças para piano, todas disponíveis gratuitamente no site Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br).


IV CIRCUITO BNDES MUSICA BRASILIS - NAZARETH ILUMINADO

Dia 28 de maio, terça-feira
Horário: 21hs
Local: Theatro São Pedro
PraçaMarechal Deodoro, s/nº, Centro  Porto Alegre / RS  Tel.: (51)3227-5100
Ingressos: R$ 60,00 (plateia)– R$ 50,00 (camarote central) – R$ 30,00 (camarote lateral) – R$ 20,00(galeria)
Vendas na bilheteriado teatro, a partir do dia 10 de maio.
Classificação: livre para todos ospúblicos
Programa: obras de Ernesto Nazareth, textos de Machado de Assis, Catulo da Paixão Cearense, Beth Ritto
Rosana Lanzelotte (cravo), Luis Leite (violão), Caito Marcondes (percussão),Tony Botelho (baixo), narrador, Muti Randolph (projeções)
Roteiro Musical (todasas obras são de Ernesto Nazareth):
Atrevidinha (1889) - polca
Furinga (1898) -  tango 
Digo (1900) -  tango característico
Batuque (1901) - tango  característico   
Fon-fon (1913)  - tango  
Tenebroso (1913) - tango  
Garoto (1916)  - tango  
Escorregando (1925)  - tango brasileiro 
Encantador (1927) - tango  brasileiro 
Cubanos (1927) - tango

                            

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